Reaproveite a borra do seu café

Depois de preparar o seu café, o que você faz com a borra?
Este resto do café tem muito valor: é cheio de nutrientes e utilidades!
Vamos listar apenas algumas da inúmeras opções de reaproveitamento do pó de café:
**A esfoliação é uma das maneiras mais eficazes de deixar a pele limpa e macia e, neste processo, o pó de café pode ser um excelente aliado. Pegue a borra do café e esfregue suavemente sobre a pele para ajudar a eliminar as células mortas. Para aproveitar as propriedades antioxidantes do pó, além de esfregar, é possível fazer uma máscara caseira com pó de café e mel e deixar sobre a pele limpa por vinte minutos, evitando a área dos olhos.

**O pó de café é um remédio natural para os cabelos castanhos e negros – como ele pode escurecer os fios, não é indicado para as cores claras como o loiro e o ruivo. 
Para um cabelo com mais brilho, livre de caspa e oleosidade, coloque o pó de café no seu shampoo líquido e misture bem. Depois é só lavar como de costume.

**Quando os seu sabonete estiver acabando, não jogue fora o pedacinho final. Guarde alguns e misture com pó de café e um pouco de água. Você terá uma pasta perfumada que pode ser usada para lavar as mãos ou para esfoliar a pele.  

**A borra de café pode ser usada de diversas maneiras para a jardinagem. O resíduo contém muitos nutrientes importantes para as plantas e são um ótimo ingrediente para o composto orgânico. O café é uma excelente fonte de nitrogênio para a terra e também é rico em antioxidantes.
Então, pense bem antes de descartar a borra do café! REAPROVEITE!
 

Se você conhece alguma outra forma de reaproveitamento do café, conte para nós!
♥️☕️

Texto e foto: Flávia Fiorenza

4 thoughts on “Reaproveite a borra do seu café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *